.......
Links Patrocinados
Baixada News

Rio de Janeiro, 20 de Novembro de 2008

09/04/2007 15h36
Desmatar, pode acabar esfriando o planeta, diz estudo
DA REDAÇÃO BAIXADA NEWS

RIO DE JANEIRO - Foi divulgado hoje na Europa pela agência France Press, a informção de que ao contrário do que se pensa, o desmatamento em algumas áreas do mundo pode ajudar no combate ao aquecimento global, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos. O desmatamento libera dióxido de carbono, o principal gás de efeito estufa, e contribui para o aquecimento global. Porém, em alguns lugares de floresta boreal, como a Sibéria, o norte da Europa e o Canadá, as árvores podem contribuir para o aquecimento global absorvendo mais radiação solar por causa de sua cor escura, afirma o estudo na edição desta semana da revista científica "PNAS".

Já o desmatamento da floresta tropical, qualificado pelos pesquisadores como "refrigerador da Terra", desempenha um papel crucial no aquecimento global. Cientistas do Instituto Carnegie e do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, fizeram uma simulação computadorizada dos efeitos do desmatamento no mundo e analisaram os efeitos negativos e positivos das coberturas florestais em diversas latitudes para chegar a essas conclusões. "Uma estratégia de reflorestamento para combater o aquecimento global deve levar em consideração não somente o fato de que as árvores absorvem o gás carbônico, mas também sua capacidade, que varia com a latitude, de criar - por evaporação da água que retêm - nuvens que contribuem para refletir o calor, ou a absorvê-lo nas zonas mais frias, onde há neve", explicou Ken Caldeira, um dos responsáveis por este estudo.

A cobertura florestal escurece essas regiões. E trechos mais escuros da superfície terrestre absorvem mais luz solar e ficam mais quentes - fenômeno conhecido de qualquer pessoa que já tenha tomado sol usando uma camiseta preta. Já áreas claras refletem a luz do Sol e, portanto, esquentam menos. Os pesquisadores destacaram que não defendem o desmatamento nas regiões mais frias do planeta. Eles dizem que uma das principais razões para combater o aquecimento global é justamente proteger os ecossistemas naturais, que são importantes por uma série de razões - produção de água, conservação dos solos e fonte de matérias-primas - que vão além da simples regulação do clima.

Com informações de Agências


© 2004-2007 Baixada na Web - Todos os direitos reservados
OFERECIMENTO: